Página inicial

 Página inicial

 Álbum de Fotos

 Agapornis

 Calopsitas

 Papagaios

 Cuidados gerais

 Cortando asas e unhas

 Devo ter um pássaro?

 Direitos dos animais

 Plantas para pássaros

 Ecologia

 Mapa do site

 Histórias reais

 Aves no Antigo Egito

 Aves e a arte

 Aves de São Paulo

 Nossos mascotes

 Campanhas/Banners

 Links

 Nossos Artigos

 Matérias

 Ser Vegetariano

 Proteção Animal

 Escreva-nos!

Criando Papagaios, Calopsitas e Agapornis.
                                 

Dicas para criadores

COMO CUIDAR ADEQUADAMENTE

Quanto tempo os Agapornis vivem?
Temos tido relatos que Agapornis podem viver entre 10 e 13 anos dependendo de sua dieta e seu meio ambiente.

Os Agapornis precisam de ninho?
Agapornis adoram ter ninhos e material para forrá-los e começar a construir um ninho aconchegante. Agapornis fêmeas adoram “decorar” suas penas do rabo com papel picado, e desta maneira assim enchem o ninho com material macio. Atenção, papel de impressoras jato de tinta soltam tinta, então nunca use papeis deste tipo.

Quanto tempo os Agapornis levam para botar ovos?
A primeira postura de ovos acontece após dez dias do acasalamento. Os ovos são postos dia sim dia não. A fêmea começa a chocar após o segundo ou terceiro ovo. Leva até 10 dias para que todos sejam postos. Na maioria das vezes elas botam à noite. O tempo de chocar os ovos vai de 22 a 25 dias.

E se tiver 10 ovos no ninho?
Então, provavelmente você tem duas fêmeas que botaram 10 ovos inférteis. Pois, seria muito raro uma fêmea botar tantos ovos de uma só vez.

Quantos ovos os Agapornis botam?
Eles botam geralmente até seis ovos, mas raramente todos sobrevivem, eu pessoalmente tive um caso onde os seis sobreviveram e foi maravilhoso!

Como eu posso saber se os ovos estão fertilizados?
Você pode utilizar uma vela ou lanterna atrás do ovo num local escuro para observar após cerca de 10 dias e ver se o ovo é fértil. Se houver algo escuro o ovo é fértil, se o ovo for totalmente claro, então não é. Ovos não fertilizados não significam que os pássaros não são bons, apenas eles podem ser muito jovens (ou velhos) ou eles não tiveram boas condições para o acasalamento. A maioria dos Agapornis são ótimos pais.

Como posso saber o sexo de um Agapornis?
Exceto pelo DNA (que pode ser feito na USP em São Paulo), é muito difícil identificar o sexo de seu Agapornis. Tente sentir os ossinhos da pélvis do se pássaro, os machos tem ossos bem juntos e as fêmeas tem ossos bem separados. Outra maneira é que as fêmeas adoram picar papel após os sete meses de idade e os machos geralmente não picam. Mas tudo depende da idade deles, se forem muito jovens, não há método que funcione! Exceto o DNA.

Comportamento do seu Pássaro
Se você obtiver sucesso na reprodução de Agapornis, tente ficar o maior tempo possível com eles e manusear os filhotes (com mãos limpas) o máximo possível, assim, você terá filhotes dóceis e domesticados. Lembre-se, cada um tem sua própria personalidade, mas todos podem ficar absolutamente maravilhosos.

[ subir ]

[ voltar ]


BIRDMANIA 1999-2008 - birdmania@uol.com.br